Projeto em Alcinópolis cria ecobags feitas de saco de ráfia e jeans

As ecobags, que são sacolas ecológicas – biodegradáveis, recicladas ou retornáveis -, já estão despertando o interesse da população de Alcinópolis, distante cerca de 300 quilômetros de Campo Grande. A Secretaria de Assistência Social, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente (Semudes), com a colaboração da Coopercal (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Alcinópolis), atuam na viabilização do projeto de economia solidária e desenvolvimento do artesanato.
O município faz parte do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela Prefeitura de Alcinópolis e o Sebrae/MS, para acelerar a economia local. Essa ação está dentro do Plano de Desenvolvimento Econômico e visa qualificar, produzir e comercializar souvenirs que remetam à localidade.
O trabalho é desenvolvido no Centro de Convivência da Melhor Idade (Conviver) por um grupo de 16 pessoas, mulheres da terceira idade, na oficina de artesanato com a professora Isabel Doering Muxfeldt, designer de produtos artesanais e artesã startup de negócios sociais residentes no Living Lab, laboratório de inovação iniciado pelo Sebrae/MS.
Segundo o agente de desenvolvimento do município, Thiago Oliveira, o projeto começou com o mapeamento dos resíduos que geram maior problema para a administração pública. A partir daí verificou-se o tecido como um dos principais. Foi lançada uma campanha de coleta de panos e tecidos inservíveis, com a designação de pontos para o recebimento do material.
“Esse material foi levado para o Centro Conviver onde começou a confecção dos produtos que são bolsas e ecobags. O projeto encontra-se em fase de adequação e ainda não há comercialização dos produtos, porém há sinalização do mercado interno para a aquisição deles”, declarou Tiago, ressaltando que a Coopercal ajuda na coleta dos tecidos e panos que vão parar no lixo.
A secretária municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, Bruna Barbosa, destaca que o objetivo é promover um trabalho sustentável e empreendedor, permitindo que esse produto leve a identidade de Alcinópolis pelo Estado. “Com a reutilização dos resíduos que iriam para o aterro sanitário podemos transformar lixo em matéria prima para criação de artesanato e geração de renda”, afirmou.
Mas, para que esse trabalho seja mais efetivo é preciso que a população se engaje e participe da campanha de recolhimento de roupas e tecidos. ”Estamos promovendo um trabalho de conscientização em relação a separação e entrega dos materiais de tecido no geral nos pontos de coleta. Precisamos de uma matéria prima qualificada para facilitar o trabalho”, comentou o agente de desenvolvimento do município.
Cidade Empreendedora
O programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal, visa aprimorar seu ambiente econômico e buscar soluções de desenvolvimento de negócios.
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do Cidade Empreendedora e detalhes dos trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800 ou ainda pelo site Sebrae Cidade Empreendedora  * Edicaoms.
Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *